sábado, 20 de fevereiro de 2010

IDENTIFICAÇÃO DE LAJES - RN

Nome do Município: Lajes
Lei de Criação: nº 360 Data: 25/11/1914a
Desmembrado de: ...
Microrregião do IBGE: Angicos
Zona Homogênea do Planejamento: Litoral Norte

2. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA

2.1 - Localização, Área, Altitude da Sede, Distância em Relação à Capital e Limites dos Pontos Cardeais

Coordenadas Geográficas: latitude 05º 42’ 00” Sul
longitude 36º 14’ 04” Oeste
Área: 668,6 km², equivalente a 1,25% da superfície estadual
Altitude da Sede: 199 metros
Distância em Relação à Capital: 125 km
Limites: Norte - Jandaíra, Pedra Preta e Pedro Avelino
Sul - São Tomé e Cerro Corá
Leste - Pedra Preta e Caiçara do Rio do Vento
Oeste - Pedro Avelino, Angicos e Fernando Pedroza

2.2 - Clima

Tipo: Árido
Precipitação pluviométrica anual: média 414,7 mm
máxima 1.287,7 mm
mínima 47,0 mm
Período chuvoso: março a abril
Temperatura média anual: 27,2º C
Umidade relativa média anual: 70%.

2.3 - Formação Vegetal

2.4 - Solos

Solos predominantes e características principais:
Sistema de Manejo: baixo, médio e alto nível tecnológico. As práticas agrícolas estão condicionadas tanto ao trabalho braçal e a tração animal, com implementos agrícolas simples, com a motomecanização.

2.5 - Relevo

De 200 a 400 metros de altitude.

2.6 - Aspectos Geológicos

Caatinga Hipoxerófila - vegetação de clima semi-árido, apresenta arbustos e árvores com espinhos e de aspecto menos agressivo do que a Caatinga Hiperxerófila. Entre outras espécies destacam-se a catingueira, angico, braúna, juazeiro, marmeleiro, mandacaru e aroeira. Caatinga Hiperxerófila - vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactácea e plantas de porte mais baixo e espalhadas. Entre outras espécies destacam-se a jurema-preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro. Solos Litólicos Eutróficos - fertilidade natural alta, textura arenosa e/ou média, fase pedregosa e rochosa, relevo suave ondulado e ondulado, bem a acentuadamente drenados. Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico abrúptico plíntico - fertilidade natural alta, textura média, relevo plano, moderadamente e imperfeitamente drenados, medianamente drenados. Uso: na área dos solos Litólicos a agricultura é praticamente inexistente, cultivando-se apenas algodão arbóreo, feijão, milho e pastagens em pequenas áreas. As limitações ao uso agrícola decorem da falta d´água, susceptibilidade a erosão, além de restrições ao emprego de máquina agrícola devido a pequena espessura dos solos, de pedregosidade e rochosidade. As áreas de Podzólico são utilizados com algodão arbóreo, milho, feijão, sisal, mandioca e alguma de palma forrageira, em pequenas áreas. Em maior extensão são cultivadas com pastagem natural para criação extensiva de gado. A principal limitação ao uso agrícola relaciona-se com a falta d´água, decorrente do longo período de estiagem e da irregularidade na distribuição das chuvas na região. Aptidão Agrícola: aptidão regular para lavouras. Pequenas faixas de terra com aptidão restrita para lavouras. Aptidão regular e restrita para pastagem natural. Terras aptas para culturas especiais de ciclo longo, tais como algodão arbóreo, sisal, caju e coco. Terras indicadas para preservação da fauna e da flora ou para recreação.

O município situa-se em terreno de domínio do Embasamento Cristalino, predominantemente Grupo Caicó, de Idade Pré-Cambriana (1.100-2.500 milhões de anos), que é caracterizado por rochas tipo magmatitos, ganaisses, anfibolitos, granitos e xistos. No extremo norte da área do município é caracterizado pelos sedimentos da Bacia Potiguar de Idade Cretácea (aproximadamente 80 milhões de anos), com a Formação Açu, arenitos e Formação Jandaíra (calcários).
Ocorrências Minerais: Minerais metálicos - Tungstêncio e Ouro.
Tungstênio (schelita) - 4.200 toneladas, representando apenas 1% da reserva estadual medida (1989). A mina Bonfim situada na Fazenda Bonfim encontra-se desativada em decorrência do baixo preço do concentrado de tungstênio no mercado. Este mineral é muito utilizado para fins industriais em aços para ferramenta de corte, lâmina de motor a jato, produtos químicos e metálicos para aparelhos eletrônicos etc. Merece destaque a atuação dos garimpeiros na descoberta e extração deste minério.

Ouro - Neste município as ocorrências auríferas têm sido pesquisadas através do Projeto da CDM/RN. As áreas pesquisadas até o momento foram: Amarante, oriente, Bonfim e Serra do Balanço. Como metal é utilizado na ourivessaria, indústria química, odontológica, etc.

2.7 - Recursos Hídricos

Bacia Hidrográfica: Ceará-Mirim (90%)*, Litoral Norte (10)*
Rios: Ceará Mirim.
Riachos: Cachoeirinha, Meio, Trapiá, Picos, Pretos, Queiróz, Urubu, Porcos, Juazeiro, Amarante, Arizona,
Bonfim, do Arame, Maniçoba, Poço Preto, São Bento, Tanque, Vídéo, Sá.

2.8 - Área de Conservação Florestal

Parque Ecológico do Cabugi - criado pela Lei Estadual nº 5.823 de 07.12.1988 e a Portaria nº 446 de 31.08.1889. Responsabilidade do Instituto de Terras do Rio Grande do Norte - ITERN.
Com área de 2.164 ha o Parque foi criado para proteger os recursos ecológicos representados pelo Pico do Cabugi.

Aquífero Cristalino - engloba todas as rochas cristalinas, onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresentar fraturas associadas a uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentam uma vazão média baixa de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60 m, com água comumente apresentando alto teor salino de 480 a 1.400 mg/1 com restrições para consumo humano e uso agrícola.

Aquífero Aluvião - apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada.

Aquífero Açu - ocorre numa faixa que acompanha a borda da Bacia Potiguar, apresentando uma espessura média de 150 m na área de afloramento. O arenito Açu tem suave mergulho para Norte, quando aumenta gradativamente de espessura, chegando a atingir uma média de 500 m, em sub-superfície. Sobreposto a ele encontra-se os calcários da Formação Jandaíra. Este aquífero é livre na sua faixa de afloramento, apresentando uma vazão de 10 m3/h, enquanto que na área de sub-superfície sua vazão pode atingir até 200 m3/h. As águas em geral são boas, podendo ser utilizadas para consumo humano, animal, industrial e outros, não havendo portanto limitações quanto à qualidade.

Aquífero Jandaíra - É composto dominantemente por calcários, apresentando água geralmente salobra e uma composição química favorável a pequena irrigação. É também um aquífero livre ou confinado com vazões que variam até 30m3/h, com média de 3 m3/h e poços com profundidade média em torno de 8m.

Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m3:
Ameixa - 100.000
Caraúbas - 350.000
Gavião - 100.000
Juazeiro - 1.266.000

O historiador Câmara Cascudo, no seu livro Nomes da Terra, diz que a região era conhecida pela abundância de penedos e lajedos. Constituía, por todo lado, terra excelente de pastoreia com pastagens, apensar das estiagens desoladas.

Segundo o folclorista e pesquisador, "a cidade era passagem para o sertão do oeste, ida e vinda, rumo ao Ceará-Mirim e a cidade do Natal; algodão, carne seca, bodes, miunças, gado em pé, tangido pelos vaqueiros aboiando nos tabuleiros de Açu e Angicos. As Lages, forçosamente, tornaram-se ponto de encontro, parada para descansar, milhar a burra baixeira, refrescar o comboio carregado."

De Lajes desmembraram-se os municípios de Caiçara do Rio do Vento, Pedra Preta, Jandaíra, Jardim de Angicos, todos em 1963.

FONTE - SITE DA PREFEITURA DE LAJES-RN

Um comentário:

  1. Bom dia Sub J.Maria. Agradeço a postagem das informações.Muito úteis para mim.
    Saudações de Foz do Iguaçu - PR.
    Joval

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA INTERNET, COM 14 BLOGS E 1229 LINKS - A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RN, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR